domingo, 13 de março de 2016

FORMAÇÃO/2016 - ESCOLA - 3º DIA

No dia 05/02/2016 foi o 3º dia de Formação com a temática: Família e Escola: uma relação para a aprendizagem. Dependendo do contexto histórico social, no qual a escola está inserida o relacionamento escolar/família sempre foi e é marcado por um processo de atribuição de culpa e responsabilidade e até mesmo, à exclusão simbólica. Muitas vezes, os profissionais da Educação, devido alguns conhecimentos de Psicologia falam para os pais que não podem educar os filhos por meio de agressões e ameaças. Infelizmente, muitos destes pais foram educados pelos seus pais desta maneira e, alegam terem se tornado homens de bem, devido aos corretivos recebidos dos pais deles. Assim, ficam perdidos em como educar seus filhos, deixando-os sem limites. Segundo, especialistas, estes pais, ouviram dos educadores e dos Psicólogos, que não deviam educar seus filhos assim, porém, eles recebem destes profissionais s orientações de como educá-los, para a cultura do diálogo e, portanto, para a Cultua da Paz. Desta forma, é comum nas escolas, os depoimentos de pais que alegam não saberem o que fazer com os seus filhos. Que já não dão mais conta deles. Neste contexto, muitos filhos das famílias menos favorecidas, assim como, suas próprias famílias, acabam sendo estigmatizados e marginalizados pela própria escola e pela sociedade. Isto gera violência fora e dentro da escola. Deste modo, segundo as autoras Leila e Joyce (2011) "Agir para que se construa uma relação entre alunos, família e escola, baseada no respeito é uma condição fundamental para reduzir a violência no contexto escolar e fora dela." (SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula. Família e Escola: interfaces da violência. São Paulo. Cultura Acadêmica - 2011.)
























 Apresentações de paródias....


Apresentações da potencialidades, fragilidades e soluções sobre as questões da família na escola...






Nenhum comentário:

Postar um comentário